Auto Diagnóstico no Computador de Bordo da Kawasaki Vulcan S 650: Guia dos Códigos de Erro

A Kawasaki Vulcan S 650 é uma moto moderna equipada com computador de bordo inteligente, capaz de identificar falhas eletrônicas e mecânicas através de códigos de erro (DTC – Diagnostic Trouble Codes).
Saber interpretar esses códigos pode evitar dor de cabeça na estrada e até economizar tempo e dinheiro na oficina.

Neste artigo, você vai aprender como fazer o auto diagnóstico na Vulcan S 650 e consultar a tabela completa dos códigos de erro.


🔧 Quando a luz do motor acende no painel

Se, durante uma viagem ou em qualquer momento, a luz do motor (Engine Check) acender e não apagar, é sinal de que a central eletrônica (ECU) detectou algum problema no sistema.

Antes de correr para a oficina, você mesmo pode fazer o auto diagnóstico e descobrir a origem do erro.


⚙️ Como fazer o auto diagnóstico na Vulcan S 650

Siga o passo a passo abaixo para verificar os códigos de falha no painel da sua Vulcan S:

  1. Coloque a chave na ignição;

  2. Gire para a posição ON (não dê partida no motor);

  3. Segure o botão esquerdo do painel por 2 segundos.

Se houver algum erro armazenado, no lugar do odômetro aparecerá um código de dois dígitos (ou alfanumérico).
Esses códigos correspondem a falhas específicas no sistema eletrônico da moto.


📋 Tabela de códigos de erro da Kawasaki Vulcan S 650

Use a lista abaixo para identificar o significado do código exibido no painel:

Código Descrição do Problema
11 Mal funcionamento do sensor do acelerador principal, fiação aberta ou em curto
12 Mal funcionamento do sensor de pressão do ar de admissão, fiação aberta ou em curto
13 Mal funcionamento do sensor de temperatura do ar de admissão, fiação aberta ou em curto
14 Mal funcionamento do sensor de temperatura da água, fiação aberta ou em curto
21 Mal funcionamento do sensor do virabrequim, fiação aberta ou em curto
24 / 25 Mal funcionamento do sensor de velocidade, fiação aberta ou em curto
31 Mal funcionamento do sensor de queda do veículo, fiação aberta ou em curto
32 Mal funcionamento do sensor do acelerador, fiação aberta ou em curto
33 Inativação do sensor de oxigênio, fiação aberta ou em curto
39 Erro de comunicação da ECU
41 Mal funcionamento do injetor de combustível nº 1, fiação aberta ou em curto
42 Mal funcionamento do injetor de combustível nº 2, fiação aberta ou em curto
51 Mal funcionamento da bobina nº 1, fiação aberta ou em curto
52 Mal funcionamento da bobina nº 2, fiação aberta ou em curto
56 Mal funcionamento do relé do ventilador do radiador, fiação aberta ou em curto
62 Mal funcionamento do atuador da válvula do acelerador, fiação aberta ou em curto
64 Mal funcionamento da válvula de comutação de ar, fiação aberta ou em curto
67 Falha no aquecedor do sensor de oxigênio, fiação aberta ou em curto
94 Mal funcionamento do sensor de oxigênio, fiação aberta ou em curto
3A Mal funcionamento da válvula de purga, fiação aberta ou em curto (modelos CAL, SEA B-1 e TH)

 


🔄 Como voltar ao odômetro normal

Para sair do modo de diagnóstico e voltar à exibição padrão do painel:

  • Segure o botão esquerdo por 2 segundos, ou

  • Desligue a ignição (OFF).


💡 Dica extra

Mesmo após identificar o código, é importante não ignorar o alerta da luz do motor.
Em alguns casos, o problema pode estar relacionado apenas a uma falha momentânea, mas em outros, pode indicar algo mais sério.
O ideal é anotar o código e informar ao seu mecânico de confiança, facilitando o diagnóstico técnico.

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