A Kawasaki Vulcan S 650 é uma moto moderna equipada com computador de bordo inteligente, capaz de identificar falhas eletrônicas e mecânicas através de códigos de erro (DTC – Diagnostic Trouble Codes).
Saber interpretar esses códigos pode evitar dor de cabeça na estrada e até economizar tempo e dinheiro na oficina.
Neste artigo, você vai aprender como fazer o auto diagnóstico na Vulcan S 650 e consultar a tabela completa dos códigos de erro.
🔧 Quando a luz do motor acende no painel
Se, durante uma viagem ou em qualquer momento, a luz do motor (Engine Check) acender e não apagar, é sinal de que a central eletrônica (ECU) detectou algum problema no sistema.
Antes de correr para a oficina, você mesmo pode fazer o auto diagnóstico e descobrir a origem do erro.
⚙️ Como fazer o auto diagnóstico na Vulcan S 650
Siga o passo a passo abaixo para verificar os códigos de falha no painel da sua Vulcan S:
-
Coloque a chave na ignição;
-
Gire para a posição ON (não dê partida no motor);
-
Segure o botão esquerdo do painel por 2 segundos.
Se houver algum erro armazenado, no lugar do odômetro aparecerá um código de dois dígitos (ou alfanumérico).
Esses códigos correspondem a falhas específicas no sistema eletrônico da moto.
📋 Tabela de códigos de erro da Kawasaki Vulcan S 650
Use a lista abaixo para identificar o significado do código exibido no painel:
| Código | Descrição do Problema |
|---|---|
| 11 | Mal funcionamento do sensor do acelerador principal, fiação aberta ou em curto |
| 12 | Mal funcionamento do sensor de pressão do ar de admissão, fiação aberta ou em curto |
| 13 | Mal funcionamento do sensor de temperatura do ar de admissão, fiação aberta ou em curto |
| 14 | Mal funcionamento do sensor de temperatura da água, fiação aberta ou em curto |
| 21 | Mal funcionamento do sensor do virabrequim, fiação aberta ou em curto |
| 24 / 25 | Mal funcionamento do sensor de velocidade, fiação aberta ou em curto |
| 31 | Mal funcionamento do sensor de queda do veículo, fiação aberta ou em curto |
| 32 | Mal funcionamento do sensor do acelerador, fiação aberta ou em curto |
| 33 | Inativação do sensor de oxigênio, fiação aberta ou em curto |
| 39 | Erro de comunicação da ECU |
| 41 | Mal funcionamento do injetor de combustível nº 1, fiação aberta ou em curto |
| 42 | Mal funcionamento do injetor de combustível nº 2, fiação aberta ou em curto |
| 51 | Mal funcionamento da bobina nº 1, fiação aberta ou em curto |
| 52 | Mal funcionamento da bobina nº 2, fiação aberta ou em curto |
| 56 | Mal funcionamento do relé do ventilador do radiador, fiação aberta ou em curto |
| 62 | Mal funcionamento do atuador da válvula do acelerador, fiação aberta ou em curto |
| 64 | Mal funcionamento da válvula de comutação de ar, fiação aberta ou em curto |
| 67 | Falha no aquecedor do sensor de oxigênio, fiação aberta ou em curto |
| 94 | Mal funcionamento do sensor de oxigênio, fiação aberta ou em curto |
| 3A | Mal funcionamento da válvula de purga, fiação aberta ou em curto (modelos CAL, SEA B-1 e TH) |
🔄 Como voltar ao odômetro normal
Para sair do modo de diagnóstico e voltar à exibição padrão do painel:
-
Segure o botão esquerdo por 2 segundos, ou
-
Desligue a ignição (OFF).
💡 Dica extra
Mesmo após identificar o código, é importante não ignorar o alerta da luz do motor.
Em alguns casos, o problema pode estar relacionado apenas a uma falha momentânea, mas em outros, pode indicar algo mais sério.
O ideal é anotar o código e informar ao seu mecânico de confiança, facilitando o diagnóstico técnico.